terça-feira, 14 de agosto de 2012

Prestação de Contas – Como Apresentar



Documentação Necessária e o que Não Pode Faltar


De acordo com o código civil, a prestação de contas e previsão orçamentária devem ser feitas e aprovadas anualmente em assembléia, o que na maioria dos condomínios costuma acontecer no inicio do ano (no Condomínio Villa Bella II a convenção determina o mês de março).

Foi enviada ontem, dia 13 de agosto de 2012 uma carta de comunicação à síndica, subsíndica e todo o conselho fiscal, solicitando o cumprimento da convenção no que diz respeito à elaboração das atas de assembléias, bem como uma solicitação de prestação de contas referente ao ano de 2011 e aprovação do orçamento para o ano de 2012.

Infelizmente não há muito que fazer no que diz respeito à aprovação de orçamento, já que estamos no mês de agosto e, qualquer planejamento iniciado agora não teria resultados muito significativos.

Você pode ver uma cópia da carta enviada através do link abaixo:


Para auxiliar a nossa síndica a elaborar uma boa assembléia de prestação de contas, seguem abaixo diversas dicas de como ter sucesso na Aprovação da Prestação de Contas do edifício.

Documentação Necessária
Documentos que você precisa ter em mãos para fazer e apresentar a prestação de contas. Se for necessário, a documentação deve ser solicitada à administradora.

§  Certidões Negativas do INSS, FGTS e Receita Federal, do condomínio, da administradora, das empresas terceirizadas.

§  AVCB e as cópias das NRs 5, 7 e 9, além do certificado de brigada de incêndio, para raios, RIA dos elevadores, seguro do prédio e dos funcionários.

§  Não se esqueça do atestado de dedetização, lavagem das caixas d’água e da última análise da potabilidade da água.

A pasta de prestação de contas pode ser composta por:

§  Demonstrativo de despesas (que deve ser de fácil compreensão e contar com um resumo do número de contas do balanço).

§  Balanço contábil (que deve ser abrangente e detalhado. Pode ser dividido em três contas: Pessoal – que inclui salários, férias, cesta básica e outros; Fixos – água, luz, telefone, taxas, contratos de manutenção de elevadores, etc; e Variáveis – limpeza de caixa d’água, recarga de extintores, entre outros).

§  Documentação comprobatória de despesas e receita (a receita basicamente se divide em duas: condôminos adimplentes e inadimplentes).

Apresentação
Mais importante do que fazer o balanço é apresentá-lo de forma clara para os condôminos. Algumas etapas são importantes para ajudar nesta tarefa:

§  No início da assembléia é importante que o síndico ou administradora distribua uma folha com os detalhes que serão discutidos na prestação de contas, como o comparativo com a previsão orçamentária aprovada no ano anterior.

§  Compare a previsão efetuada no ano anterior com os gastos reais e respectivas distorções com explicações claras, simples e sem deixar dúvidas sobre os motivos dos gastos.

§  Use a divisão por item, como Funcionários, Consumo (água, luz, telefone, internet), Manutenção, Material de Consumo, Administrativos, Despesas Diversas, isso facilita o entendimento.

§  É importante informar que as pastas relativas à prestação de contas ficarão disponíveis na administração do prédio.

O Que Não Pode Faltar
Existem alguns pontos que são fundamentais para que a prestação de contas seja completa. Confira o que não pode ser esquecido:

§  Tenha sempre em mente que para o balanço ser transparente não pode faltar a receita, lista de inadimplência e despesas.

§  Atenha-se somente ao período que está em pauta.

§  Nunca esqueça das pastas e da documentação original comprobatórias de receitas e despesas.

Inadimplentes
Assuntos delicados também fazem parte da prestação de contas e não podem esquecidos. Veja qual seria a melhor forma de tratá-los:

 §  Abordar a inadimplência de forma a mostrar o quanto está custando ao condomínio, sem entrar em detalhes sobre situações particulares, isso pode gerar confusão.

 §  Não citar o nome dos devedores, somente o número dos apartamentos.

    §Abordar também o percentual, quantidade de cotas, valor por unidade e ações tomadas (cartas de cobrança, cobranças amigáveis e ações judiciais).


Não Foi Aprovado. O que Fazer?
Pode acontecer de a prestação de contas não ser aprovada. O que deve ser feito caso os condôminos não aprovem a prestação de contas?

Caso o balanço não seja aprovado, uma saída é auditar as contas. Muitos casos costumam ficar sem aprofundamentos, o que podem gerar problemas com os inadimplentes no futuro.

Outra solução é esclarecer quais itens ficaram pendentes e determinar um prazo para que as explicações sejam dadas. Uma nova assembléia deve ser convocada.

O ideal é que quem fez o balanço consiga dar uma explicação ou, se realmente houver o erro, consertá-lo.

Persistindo a discordância, quem aprova deve avaliar o teor e o montante envolvido acionando os mecanismos na convenção do condomínio, tais como: solicitar esclarecimentos via conselho fiscal, via assembléia e, por último, se for o caso, exigir por meios judiciais uma prestação de contas.

FONTE: www.sindiconet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário!