Comunicação Interna – Aliada do Síndico
A comunicação Interna de um edifício
pode ser um fator determinante para o sucesso da atuação de um síndico
A divulgação de informações de
uma maneira eficaz traz transparência para a gestão e aumenta a capacidade
participativa dos moradores no dia-a-dia do prédio.
Sabendo a importância de uma
comunicação eficiente, a síndica Marilete de Luca, do edifício Mariana, no
centro de Criciúma, optou por trocar o antigo mural logo que assumiu a função,
em 2005.
Desde então, o alimenta
regularmente com novas informações para moradores dos 36 apartamentos residencial.
“Temos um mural na entrada do
prédio em que sempre colocamos recados importantes para os condôminos”,
destacou. Outro display informativo, dentro do elevador, também é usado para
colocar textos em datas comemorativas. “No dia das mães, por exemplo, coloquei
uma mensagem para cumprimentá-las pelo seu dia”, lembrou.
Quando aconteceu a queda do Edifício
Liberdade e de outras duas construções no Rio de Janeiro no começo deste ano, a
síndica colou reportagens e colocou avisos sobre a importância de fazer
reformas de maneira consciente e com acompanhamento de profissionais
capacitados. “Quando acontece algo importante, contextualizamos com o prédio e
colocamos avisos internos”, comentou Marilete de Luca.
Segundo a síndica, os moradores
têm respondido bem aos pedidos e recados colocados no mural. “É importante,
pois assim todos temos acesso às informações”, disse. Em outros pontos
estratégicos do condomínio, também são colocados avisos para garantir o bem
estar e a preservação da estrutura, como, por exemplo, recados para a conservação
da porta de entrada. “Caso as solicitações não estejam sendo atendidas,
conversamos com o morador e, se necessário, fazemos uma notificação por
escrito. Apenas depois desses passos, quando o comportamento não é adequado,
que aplicamos uma multa”, finalizou.
Gestão Transparente
No condomínio Cynthia, no bairro
comerciário, o síndico Jorje Daros faz questão que todas as decisões tomadas no
condomínio sejam muito claras e transparentes. Para tal, além dos avisos
afixados no mural próprio do condomínio e do elevador, em alguns casos
específicos, o síndico direciona notas, cartinhas, relatórios, informações e
orientações aos moradores.
As mensagens são colocadas por
debaixo da porta do apartamento ou deixadas nas caixinhas do correio. “Tendo
sido professor, e hoje aposentado, penso que quanto mais informação a pessoa
tiver, melhor o entendimento dos seus direitos e dos seus deveres. Esse
procedimento também cria um ambiente de amizade e confiança entre todos do
condomínio”, ressaltou Daros.
Para o síndico, os moradores
precisam ser informados do conteúdo da convenção, do regimento interno e dos
acontecimentos que são do seu interesse. Em geral, a comunicação no prédio
envolve questões relativas ao consumo da água, do gás, segurança, avisos de
obras previamente aprovadas em assembléia e cuidados com a observância dos preceitos
indicados no regimento. “Estou sempre à disposição para ouvir sugestões e
necessidades dos condôminos”, destacou Daros.
O síndico ressalta a importância
do cargo e o dever de cumprir as obrigações, sobretudo, as legais. “Busco
conhecer as leis do condomínio, convenção e regimento interno, devo ser justo
para com todos, tolerante e compreensivo quando for possível, mas jamais criar
privilégios na administração”, comentou, lembrando que a dedicação, compreensão
e firmeza devem estar presentes em todos os momentos. “Agindo assim, percebo
que os moradores estão satisfeitos”, completou.
FONTE: www.activa.cnt.br
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