terça-feira, 31 de julho de 2012

Boa Gestão - Comunicação Interna ajuda Síndico a Ter Sucesso na Administração


Comunicação Interna – Aliada do Síndico
A comunicação Interna de um edifício pode ser um fator determinante para o sucesso da atuação de um síndico

A divulgação de informações de uma maneira eficaz traz transparência para a gestão e aumenta a capacidade participativa dos moradores no dia-a-dia do prédio.

Sabendo a importância de uma comunicação eficiente, a síndica Marilete de Luca, do edifício Mariana, no centro de Criciúma, optou por trocar o antigo mural logo que assumiu a função, em 2005.

Desde então, o alimenta regularmente com novas informações para moradores dos 36 apartamentos residencial.

“Temos um mural na entrada do prédio em que sempre colocamos recados importantes para os condôminos”, destacou. Outro display informativo, dentro do elevador, também é usado para colocar textos em datas comemorativas. “No dia das mães, por exemplo, coloquei uma mensagem para cumprimentá-las pelo seu dia”, lembrou.

Quando aconteceu a queda do Edifício Liberdade e de outras duas construções no Rio de Janeiro no começo deste ano, a síndica colou reportagens e colocou avisos sobre a importância de fazer reformas de maneira consciente e com acompanhamento de profissionais capacitados. “Quando acontece algo importante, contextualizamos com o prédio e colocamos avisos internos”, comentou Marilete de Luca.

Segundo a síndica, os moradores têm respondido bem aos pedidos e recados colocados no mural. “É importante, pois assim todos temos acesso às informações”, disse. Em outros pontos estratégicos do condomínio, também são colocados avisos para garantir o bem estar e a preservação da estrutura, como, por exemplo, recados para a conservação da porta de entrada. “Caso as solicitações não estejam sendo atendidas, conversamos com o morador e, se necessário, fazemos uma notificação por escrito. Apenas depois desses passos, quando o comportamento não é adequado, que aplicamos uma multa”, finalizou.

Gestão Transparente
No condomínio Cynthia, no bairro comerciário, o síndico Jorje Daros faz questão que todas as decisões tomadas no condomínio sejam muito claras e transparentes. Para tal, além dos avisos afixados no mural próprio do condomínio e do elevador, em alguns casos específicos, o síndico direciona notas, cartinhas, relatórios, informações e orientações aos moradores.

As mensagens são colocadas por debaixo da porta do apartamento ou deixadas nas caixinhas do correio. “Tendo sido professor, e hoje aposentado, penso que quanto mais informação a pessoa tiver, melhor o entendimento dos seus direitos e dos seus deveres. Esse procedimento também cria um ambiente de amizade e confiança entre todos do condomínio”, ressaltou Daros.

Para o síndico, os moradores precisam ser informados do conteúdo da convenção, do regimento interno e dos acontecimentos que são do seu interesse. Em geral, a comunicação no prédio envolve questões relativas ao consumo da água, do gás, segurança, avisos de obras previamente aprovadas em assembléia e cuidados com a observância dos preceitos indicados no regimento. “Estou sempre à disposição para ouvir sugestões e necessidades dos condôminos”, destacou Daros.

O síndico ressalta a importância do cargo e o dever de cumprir as obrigações, sobretudo, as legais. “Busco conhecer as leis do condomínio, convenção e regimento interno, devo ser justo para com todos, tolerante e compreensivo quando for possível, mas jamais criar privilégios na administração”, comentou, lembrando que a dedicação, compreensão e firmeza devem estar presentes em todos os momentos. “Agindo assim, percebo que os moradores estão satisfeitos”, completou.

FONTE: www.activa.cnt.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou comentário!