O Síndico deve ser claro! Demonstrar como é
possível entrar em contato. Comunicação é a chave para viver bem em
condomínios!
Administrar
é trabalho de equipe integrada!
Proporcionar a harmonia em
um condomínio seja ele residencial ou comercial exige que síndico, condôminos e
administradores contábeis estejam plenamente cientes de seus direitos e
deveres. Delimitando qual o exato papel de cada um, lidar com as finanças, obrigações
fiscais e trabalhistas pode ser bem mais fácil do que parece.
O primeiro a estar ciente de
todas as leis do condomínio deve ser o morador, pois somente um condômino
consciente de seus direitos e obrigações não infringirá as normas e evitará conflitos
desnecessários.
Não há figura dentro dos condomínios que
tenha mais mitos sobre a sua função do que o síndico. Sujeito que não se
enquadra nem como prestador de serviços, nem de empregado, Lima explica que o síndico
não goza de tantos poderes como grande parte da população ainda acredita.
"Ao síndico cabe apenas representar e
administrar o condomínio. Ele não pode criar normas e nem de isentar qualquer
pessoa de cumpri-las, O síndico não tem poder de, por exemplo, dispensar o
pagamento de aluguéis, abonar multas, ou perdoar moradores inadimplentes"
Mesmo sendo a principal peça na mediação de
conflitos o síndico não precisa fazer tudo sozinho. “Ele sempre pode contar com
a ajuda do conselho. Caso haja dúvidas sobre uma reforma, o morador pode
conversar com alguém do comitê de obras”, por exemplo.
Além do regimento interno, o síndico deve
respeitar as atribuições de sua função que estão previstas no Novo Código Civil
como: convocar a assembleia dos condôminos; representar o condomínio e agir em
defesa dos interesses comuns; e cumprir e fazer cumprir a convenção, o
regimento interno e as determinações da assembleia. Desse modo, qualquer atitude
tomada pelo síndico que cause prejuízos ou benefícios para algum condômino, faz
com que ele possa responder civil e até criminalmente, dependendo do caso.
A função de um líder é administrar e delegar
tarefas. Um síndico que passa o dia inteiro dentro do condomínio, não
necessariamente é o mais competente para o serviço. Uma administração sadia
precisa da participação de TODOS os moradores, prestadores de conta competentes
e adequados.
Como a Nova Síndica irá Arrumar Tempo?
Para alcançar todos os moradores, serão
utilizados os mais diversos canais, facilitando a vida de todos, não obrigando
os moradores a terem que sempre ir bater na porta do síndico. Serão utilizadas
as seguintes ferramentas:
- Emails
- Blog criado para o condomínio – www.vilabella2.blogspot.com – com atualizações freqüentes de assuntos de interesse dos moradores)
- Livros de Ocorrências ou Caixa de Sugestões
- Quadro de Avisos
- Telefone
- Pessoalmente
Sete Passos para uma melhor comunicação com os condôminos!
1. Estimular
o cumprimento das Regras por TODOS. Assim teremos menos problemas de
Convivência.
2. Desde
o início da gestão, deixaremos claro todos os canais possíveis para
direcionar as reclamações e sugestões ao síndico.
3. Todas
as reclamações ou sugestões serão respondidas em um prazo máximo de uma semana,
salvo situações que impeçam isso.
4. NÃO
CENTRALIZAR. O síndico NÃO É O DONO do condomínio! Os membros
do conselho e os subsíndicos também estarão a par de todos os assuntos do
condomínio e, em caso de dúvidas, também podem ser consultados.
5. A
síndica terá tempo disponível em sua agenda para atender os moradores
pessoalmente. Para isso, não é necessário que ela passe todas as horas do dia
dentro do condomínio, apenas que o morador e a síndica se organizem e acertem
um horário.
FONTE: www.sindiconet.com.br
www.londrina.odiario.com
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