segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como Arrumar Tempo para ser Síndica?

Como é possível um síndico que trabalha fora administrar um condomínio?

O Síndico deve ser claro! Demonstrar como é possível entrar em contato. Comunicação é a chave para viver bem em condomínios!

Administrar é trabalho de equipe integrada!

Proporcionar a harmonia em um condomínio seja ele residencial ou comercial exige que síndico, condôminos e administradores contábeis estejam plenamente cientes de seus direitos e deveres. Delimitando qual o exato papel de cada um, lidar com as finanças, obrigações fiscais e trabalhistas pode ser bem mais fácil do que parece.

 O primeiro a estar ciente de todas as leis do condomínio deve ser o morador, pois somente um condômino consciente de seus direitos e obrigações não infringirá as normas e evitará conflitos desnecessários.

Não há figura dentro dos condomínios que tenha mais mitos sobre a sua função do que o síndico. Sujeito que não se enquadra nem como prestador de serviços, nem de empregado, Lima explica que o síndico não goza de tantos poderes como grande parte da população ainda acredita.

"Ao síndico cabe apenas representar e administrar o condomínio. Ele não pode criar normas e nem de isentar qualquer pessoa de cumpri-las, O síndico não tem poder de, por exemplo, dispensar o pagamento de aluguéis, abonar multas, ou perdoar moradores inadimplentes"

Mesmo sendo a principal peça na mediação de conflitos o síndico não precisa fazer tudo sozinho. “Ele sempre pode contar com a ajuda do conselho. Caso haja dúvidas sobre uma reforma, o morador pode conversar com alguém do comitê de obras”, por exemplo.

Além do regimento interno, o síndico deve respeitar as atribuições de sua função que estão previstas no Novo Código Civil como: convocar a assembleia dos condôminos; representar o condomínio e agir em defesa dos interesses comuns; e cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia. Desse modo, qualquer atitude tomada pelo síndico que cause prejuízos ou benefícios para algum condômino, faz com que ele possa responder civil e até criminalmente, dependendo do caso.

A função de um líder é administrar e delegar tarefas. Um síndico que passa o dia inteiro dentro do condomínio, não necessariamente é o mais competente para o serviço. Uma administração sadia precisa da participação de TODOS os moradores, prestadores de conta competentes e adequados.

Como a Nova Síndica irá Arrumar Tempo?
Para alcançar todos os moradores, serão utilizados os mais diversos canais, facilitando a vida de todos, não obrigando os moradores a terem que sempre ir bater na porta do síndico. Serão utilizadas as seguintes ferramentas:
  • Emails
  • Blog criado para o condomínio – www.vilabella2.blogspot.com – com atualizações freqüentes de assuntos de interesse dos moradores)
  • Livros de Ocorrências ou Caixa de Sugestões
  • Quadro de Avisos
  • Telefone
  • Pessoalmente


Sete Passos para uma melhor comunicação com os condôminos!

1. Estimular o cumprimento das Regras por TODOS. Assim teremos menos problemas de Convivência.

2. Desde o início da gestão, deixaremos claro todos os canais possíveis para  direcionar as reclamações e sugestões ao síndico.

3. Todas as reclamações ou sugestões serão respondidas em um prazo máximo de uma semana, salvo situações que impeçam isso.

4. NÃO CENTRALIZAR. O síndico NÃO É O DONO do condomínio! Os membros do conselho e os subsíndicos também estarão a par de todos os assuntos do condomínio e, em caso de dúvidas, também podem ser consultados.

5. A síndica terá tempo disponível em sua agenda para atender os moradores pessoalmente. Para isso, não é necessário que ela passe todas as horas do dia dentro do condomínio, apenas que o morador e a síndica se organizem e acertem um horário.

FONTE:     www.sindiconet.com.br
www.londrina.odiario.com

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